segunda-feira, 4 de abril de 2011

FRONTEIRA DA PAZ

       A história do lugar onde vivo teve inicio em 30 de julho de 1823, data de fundação da cidade de Santana do Livramento.


                                                      Igreja Matriz

        Situada na fronteira do Brasil com o Uruguai, apenas uma rua separa Livramento de Rivera, tornando essas duas cidades integradas de tal maneira que brasileiros e uruguaios com suas culturas e costumes, se fundem em uma conurbação binacional, sem que cada uma perca sua identidade, vivendo em perfeita harmonia, dando um exemplo de civilidade para o mundo, tornando-se a Fronteira da Paz, declarada oficialmente pelo governo brasileiro cidade símbolo da integração brasileira com os países do MERCOSUL.





                                                 Parque Internacional

        Livramento já foi uma cidade próspera, teve frigorífico, lanifício e muitos clubes de futebol, mas infelizmente nada disso foi adiante, resultando em um alto índice de desemprego e evasão populacional. Mas, contudo, não se pode deixar de ressaltar tudo que há de positivo na fronteira, natureza exuberante e clima ameno com estações bem definidas. Muitos lugares bonitos pra se visitar, o Cerro de Palomas, cartão postal da cidade e logo ali, na Vila de Palomas, uma vinícola onde pode-se degustar um vinho de qualidade produzido aqui mesmo e elaborado com uvas cultivadas nessa terra fértil, onde se plantando tudo dá. Temos ainda o Lago Batuva com uma vasta área verde, propícia ao lazer nos finais de semana.

               Cerro de Palomas                              Videiras em Palomas

              Abóboras colhidas no quintal                  Lago Batuva

        A juventude pode desfrutar da Avenida Sarandi na cidade vizinha para passear de carro , encontrar com os amigos e tomar um chimarrão e claro paquerar, enquantos seus pais fazem compras nos free shops ou saboreiam delicias da gastronomia do lugar.



        Quem daqui foi embora, tem saudade das campereadas, dos passeios a cavalo, dos churrascos nos fins de semana, das pandorgas no céu na semana santa e das vastas plantações de melancia. E mesmo de longe, continuam torcendo pelo crescimento dessa cidade, que é berço de muitos talentos, como Carlos Urbim, Kenny Braga, Nélson Gonçalves, Gaúcho da Fronteira e não poderia deixar de citar meu irmão Juremir Machado da Silva.



        Atualmente nossa cidade conta com a instalação de uma usina eólica que deu um novo ânimo para o povo santanense. Além disso, na área da educação a cidade deu um passo importante, implantando pólos de várias universidades e com isso dando oportunidade para muita gente ter acesso ao ensino superior, sem ter que mudar para outra cidade.



                                          Pólo EAD/UAB de Livramento

        Santana do Livramento tem uma história bonita apesar dos pesares e é um lugarzinho pacato, sem tanta criminalidade, onde ainda pode-se criar os filhos com tranquilidade. O lugar onde eu vivo é bonito por natureza e tem um povo pra lá de hospitaleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário